A Semana Triunfal de Jesus; Segunda-feira a purificação
- Valmir Raymundo
- 3 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2022
Do livro de Anna Catarina Emmerich extraído de Relógio da Paixão de Jesus Cristo - Santa Igreja Católica (santaigrejacatolica.com.br).
Mc 11. 17 E os ensinava, dizendo: Não está escrito: A minha casa será chamada por todas as nações casa de oração? Mas vós a tendes feito covil de ladrões.

Na segunda feira, Jesus procede a purificação do Templo de Jerusalém, expulsando os comerciantes cambistas que faziam comércio naquele lugar. As moedas que circulavam no tempo de Jesus mencionadas pela Bíblia era o Denário; a moeda romana, a Dracma; moeda grega as quais, são moedas do tributo, da diária do trabalho. Possivelmente a mais usada é a romana pela presença da dominação romana, é mencionada na multiplicação de pão e peixe pelos discípulos para comprarem pão, alimento básico e do cotidiano do povo.
Mt 17. 24 Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmasc vieram a Pedro e perguntaram: “O mestre de vocês não paga o imposto do templo?
Mt 22. 17 Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não?” 18 Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: “Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? 19 Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário.
Mt 20. 1 “Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ele combinou pagar-lhes um denáriof pelo dia e mandou-os para a sua vinha.
Lc 10. 5 No dia seguinte, deu dois denários despesas que você tiver’. ao hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
Mc 6. 37 Ele, porém, respondeu: “Dêem-lhes vocês algo para comer”. Eles lhe disseram: Isto exigiria duzentos denários. Devemos gastar tanto dinheiro em pão e dar-lhes de comer?
A moeda aceitável para as ofertas no templo era o Siclo que não podia ser aplicada em situações impuras, as moedas do templo que pagou os serviços de traição de Judas, foram devolvidas por ele, jogadas pelo mesmo no templo contra os sacerdotes. Estas moedas foram pegas pelos sacerdotes e compraram um campo para enterrar os impuros.
Gn 23. 12 Então Abraão se inclinou diante da face do povo da terra, 13 E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás de acordo, ouve-me, peço- te: O preço do campo darei; toma-o de mim, e sepultarei ali a minha morta. 14 E respondeu Efrom a Abraão, dizendo-lhe: 15 Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isso entre mim e ti? Sepulta a tua morta.
Ex 30. 12 Quando fizeres a a contagem dos filhos de Israel, conforme o seu número, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua alma, quando os contares, para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares. 13 Isto dará todo aquele que passar ao número dos alistados: a me- tade de um a siclo, segundo o siclo do santuário (esse siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao SENHOR.
Mt 27. 3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, devolveu, arrependido, as trinta moedas de prata aos principais dos sacerdotes e aos anciãos, 4 Dizendo: Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? a Isso é contigo. 5 E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se. 6 E os principais dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. 7 E tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo do oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
Comentários