top of page

A COR PÚRPURA

  • Foto do escritor: Valmir Raymundo
    Valmir Raymundo
  • 4 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Hoje é Domingo de Ceia do Senhor.

(At 16:13 [JFA-RA(Pt)]) - No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. 14 E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. 15 Depois que foi baptizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

Púrpura deriva do latim purpura, molusco do qual se extraía o corante vermelho pendendo para o roxo. Esse pigmento era tão caro que se reservava inicialmente apenas às vestes imperiais e depois a algumas eclesiásticas. Daí vem o significado nobre, clerical e portanto, místico da cor. O método geral de produção do corante consistia em esmagar os moluscos inteiros, ou abri-los e retirar a glândula, em seguida salgar essa massa durante três dias e finalmente ferver o conjunto em água durante dez dias. O resultado era uma solução clara, concentrada, do corante. Restos da carne do molusco eram separados por decantação. O tecido era mergulhado na solução do corante e em seguida posto ao sol para que a cor aparecesse.

Púrpura simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação, expressa sensação de individualidade e de personalidade, associada à intuição e ao contato com o todo espiritual. É aconselhável para locais de meditação. O roxo era a cor usada pelos magistrados romanos; tornou-se a cor imperial usada pelos governantes do Império Bizantino e do Sacro Império Romano e, mais tarde, pelos bispos católicos romanos. Da mesma forma no Japão, a cor é tradicionalmente associada ao imperador e à aristocracia.

Na Ceia do Senhor Jesus a cor púrpura lhe é digna pelo que fez a nós em amor e pela soberania de mesmos sentando-se à mesa com pessoas com diferentes perspectivas ainda assim, a Soberania prevalece sobre Ele. O que muitas vezes não acontece conosco, nem sempre partilhamos a mesa com os não alinhados com nossas concepções.


Comentários


© 2016 por valmir Raymundo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page